Segurança no babywearing


Quando começamos a carregar procuramos os porta-bebés ergonómicos, aprendemos portes mas ainda assim, não podemos descurar alguns pormenores, porque é de bebés que falamos, que respeitam à segurança.

Hoje deixo algumas dicas de segurança para quem carrega, ou pretende carregar.

- O bebé deve ser sempre carregado em posição vertical e face virada para o lado.” Ah mas ele fica tão fofinho deitadinho aninhado sobre si mesmo, todo enroladinho” Pois fica mas não fica nada fofinho sem as vias respiratórias livres… E à distância de um beijinho, de modo a que quem carrega com uma pequena inclinação de cabeça consiga tocar na cabeça do bebé com os lábios. Esta proximidade, vai permitir ao carregador controlar a respiração do bebé e conseguir confirmar visual e rapidamente se o queixo se encontra afastado do peito.  Em caso de dúvida põe-se a mão entre o queixo e o peito do bebé e confirma-se se estão afastados, cerca de dois dedos de distância é o suficiente.
Imagem retirada da net


- Preservar a curvatura da coluna e articulações.
O bebé deve ser carregado voltado para o adulto, aproveitando os arredondamentos do corpo deste e de modo a que a coluna do bebé forme um C invertido. A zona do assento deve formar um M (rabinho abaixo da linha dos joelhos)e deve-se  bascular para a frente a bacia, o que vai propiciar tanto o arredondamento da coluna como a formação correcta do tal M.
Um porta-bebés ergonómico vai permitir dar o suporte correcto à coluna do bebé, devendo ser devidamente ajustado, mas também de joelho a joelho a fim de garantir a posição adequada.
Não esquecer que os pezinhos andam sempre de fora. Isto não quer dizer descalços, quer mesmo dizer fora do pano ou sem estarem apoiados.
Imagem retirada da net


- “O meu pano rasgou-se mas eu sou barra a pregar botões portanto meto aqui um remendo da hello kitty que vi no Lidl e fica TOP!!”
Estamos a falar de bebés, certo? Então remendos, nozinhos ou cortezinhos de fios são coisas a evitar. Quando um pano, ou qualquer porta-bebés, apresenta algo fora do normal é preciso falar com quem sabe. É preciso saber se isso (seja lá o defeito que for) pode comprometer ou não o uso em segurança desse porta-bebés. Procurem alguém especializado habituado a lidar com material de babywearing ou contactem a própria marca. Não arrisquem.

- Bom senso. É só isto que tenho a dizer.

- Os portes às costas são óptimos e práticos mas tanto à frente como atrás a prática faz a perfeição portanto há que praticar, praticar, praticar. Praticar portes às costas com bebés muito irrequietos ou muito pequenos sozinh@ é sempre um risco. Que tal fazê-lo na caminha, no sofázinho ou com o outro progenitorzinho a dar uma mãozinha? Wink Wink



Sem comentários:

Enviar um comentário