Carregar nestes calores

A baby baby pequenina nasceu em Julho. À primeira vista isso era coisa para nos trazer logo algumas limitações em termos de carregar. E trouxe! Nada que não se resolvesse com bom senso.
Mas este ano, oh céus, este ano que parecia que o verão tinha ido passar férias a Tenerife (para aproveitar os voos directos do aeroporto de Beja) eis que temos tido dias completamente abrasadores.
Sim ok isto é o interior, ah e tal Beja estão habituados... não estamos! Eu, pelo menos não estou. Chegar aos 45º C.. é muito grau!
Se deu para carregar? Deu mas não às 13h, nem às 14h e muito menos às 15h...

Por causa destes calores vou aqui deixar um (espero que) breve apanhado sobre o carregar em dias de (muito) calor, para quem se quiser aventurar a sair de casa.

Já deixei umas dicas sobre carregar com segurança no verão além, e hoje aprofundamos aqui.

Hidratar! Parece óbvio mas não custa relembrar, tanto quem carrega como @ bebé devem beber àgua (ou leite no caso dos bebés que mamam) com frequência. Seja àgua ou maminha a palavra de ordem é hidratar. E não sou eu quem o diz, é mesmo a DGS.

Usar protector solar nas zonas descobertas e chapéu (sim também vale para quem carrega). Há também chapéus de chuva com protecçao UV para sairem cheios de estilo assim como as pessoas na foto... neste caso é um chapéu de chuva normal mas @ baby baby tem creme mineral nas zonas descobertas. Se ela deixasse ficar o chapéu quieto na cabeça não nos prestávamos a estas figuras, assim, chamemos-lhe estilo!
Quando um dos dois sente calor é preciso fazer uma pausa. Não vale pensar à alentejan@ e "é já ali" porque já ali também pode estar um golpe de calor. É da saúde e bem estar de ambos que se trata, além disso se estamos desconfortáveis a experiência de carregar fica inevitavelmente comprometida e torna-se desagradável. Imaginem quando no inverno não reparam num buraco cheio de àgua e SPOFT pé lá dentro. É tão confortável ir a andar com o SPLOCH dentro do sapato não é? Não. Não é. Caminhar todo transpirado colado a outro corpo igualmente transpirado também não é fixe!

Corpo a corpo é maravilhoso mas não nos dias de calor em que serve apenas para ficarmos colados e transpirados! O corpo a corpo em dias de muito calor tenderá a ser mais desagradável. Nestes dias nem que seja uma fralda de pano entre ambos será sempre preferível para evitar termos que nos "deslocar"!

Há quem utilize toalhas molhadas ou aqueles pacotes de gelo que servem quando nos aleijamos (uns azuis, estão a ver?). Eu prefiro mandar uns borrifos ou salpicos de água para cima de nós para ir refrescando. Já vi umas mini ventoinhas com aspersor de água que me pareceram maravilhosas mas eram para ligar ao isqueiro do carro.
As toalhas molhadas é algo que me faz pensar em febre, como método para baixar a temperatura e aqui o problema é que a temperatura baixa e não conseguimos regular até quanto. E estamos a falar de bebés, se eles conseguissem regular a temperatura corporal sozinhos se calhar também começavam a andar uma hora depois do parto e a procurar a fonte de alimento sozinhos. Não é o caso. Nascemos muito imaturos em tudo e por isso cabe ao cuidador proteger, alimentar, deslocar e nem aquecer demais nem arrefecer demais. Claro que quando estamos a falar de um bebé que já se sabe exprimir, certamente neste caso ele próprio dará conta do desconforto, nos restantes casos a regra chave é a do bom senso.
E bom senso e gelo, para mim não combinam. Não combinam simplesmente porque, mesmo com a toalha à volta, quando é que vai começar a queimar a pele? E nós vamos ser capazes de avaliar quando isso estiver prestes a acontecer?

As horas, ai as horas. Quais são as melhores horas para sair? Não sei. Depende do dia e da temperatura que estiver. Nestes últimos dias em que chegámos aos tais 45ºC saimos de manhã, pelas 9h e pelas 10h30 estávamos em casa. Só voltámos a sair depois das 19h. Depende muito do sitio onde estamos mas regra geral mantenhamos o principio como se fossemos à praia e evitemos as horas de maior calor (11h30 - 16h30).

E que tal agarrar num sling de argolas para água e ir piscinar? Convém utilizar mesmo daqueles próprios para água se não querem estragar o vosso lindo paninho com cloro... Neste caso não se entusiasmem e ...não mergulhem! Em caso de dúvida, agua só até à cintura para conseguirem controlar melhor as descidas dentro de água, e caso sejam as campeãs do agachamento tenham muito cuidado e não se entusiasmem!

Usar roupa leve, e poucas camadas. Por vezes chego a levar a baby baby só de fralda. O pano é, pelo menos, mais uma camada de tecido sobre o corpo do bebé, se não o carregassem o que lhe vestiriam? Um body e uns calçoes e t-shirt? Só um body? Não convém vestir muitas camadas de roupa pois com mais o pano por cima a temperatura vai subir e o bebé vai aquecer. Eu sei que parece óbvio mas estamos precisamente a ver o óbvio para garantir que não nos esquecemos de nada! Quantas vezes já me aconteceu estar a sentir a babinha da baby baby a escorrer-me no peito e eu a pensar que lá me esqueci outra vez de levar uma fralda de pano para por ali...

Ainda assim, mesmo com todos os cuidados não é garantido que o calor não nos leve a melhor e é preciso estarmos atentos aos sinais.  

Havendo algum sinal, retirar imediatamente o porta bebés e procurar assistência médica. Não esquecer de beber muita muita muita água, mesmo sem sede (ou oferecer frequentemente maminha) ou optar pela solução mais segura: ficar em casa e deitarem-se em cima do pano!


Sem comentários:

Enviar um comentário